3 Vestindo o seu Poder: Equilibrio dos chakras com alimentos

terça-feira, 3 de junho de 2014

Equilibrio dos chakras com alimentos

Todos já ouviram falar sobre a importância de se montar refeições utilizando várias cores para trazer maiores benefícios à saúde. Mas o que muitas pessoas não sabem que cada cor de alimento pode influenciar e interferir no equilíbrio de cada um dos nossos chakras ( se você quiser saber mais sobre o que são os chacras clique aqui). O Guido, um amigo do grupo de meditação do qual participo, me enviou um artigo interessante sobre o assunto. A página está em inglês mas transcrevi o essencial logo abaixo. Boa leitura e boa ida à feira para montar seu arco-íris!

A ingestão de certas cores de alimentos nos ajuda a nos realinharmos emocionalmente. Esta técnica baseia-se na Ayurveda. Veja como funciona:

Vermelho para energia ( Chakra Raiz ou básico­­) – Se você se sente cansado, alimentos vermelhos como tomates, morangos, framboesas e beterrabas vão ajudar a aumentar os níveis de energia e temperatura do corpo.

Laranja para a confiança e auto-estima ( Chakra Sexual ) Se você se sente com pouca confiança, ou baixa auto-estima, utilize alimentos na cor laranja. Tangerina, manga, cenoura, abóbora, inhame, vão melhorar esses sentimentos.

Amarelo para alegria ( Chakra do plexo solar) – Se você se sente deprimido ou triste, coma alimentos amarelos como banana, milho na espiga, abacaxi fresco ou pimentas amarelas e veja suas alterações de humor, pois o amarelo é um potencializador de humor natural.

Verde para o rejuvenescimento ( Chakra cardíaco) – Sentindo-se com pouca energia vital? Estressado? Excesso de trabalho? Coloque suas verduras orgânicas favoritas em um espremedor ou faça uma salada gigantesca e observe diminuir seu nível de estresse. Provavelmente ele vai sumir devido às enzimas vivas, oxigênio e clorofila.

Azul/preto para acalmar ( Chakra da Garganta) Ansiedade? Desfrute de uma tigela de mirtilos (um fruto silvestre que gosta do frio. É uma baga, cor azul ceroso, e está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes) ou amoras. Alimentos pretos e azuis ajudam a tonificar os rins.

Violeta para a paz (Chakra do Terceiro Olho) – Se você está se sentindo frustrado, irritado ou incapaz de perdoar, alimentos nesta cor vão ajudar a acalmar a sua energia e trazer-lhe paz. Alimentos como berinjela, couve roxa, uvas Concord, cenouras roxas, ajudam a trazer calma.

Branco para a força ( Chakra Coronário ) – Cogumelos, alho, gengibre, cebola, lichia, coco e outras frutas tropicais ajudam a dar força e poder. Se você se sente derrotado ou para baixo, desfrutar de alguns alimentos brancos aumentam a sua força interior. 



Texto de Zain Saraswati Jamal, nutricionista holística, atleta, professora de Yoga, escritora, palestrante motivacional, que usa sua experiência pessoal e conhecimento em nutrição, Ayurveda, fitness, recuperação, yoga e meditação para treinar atletas profissionais e todos aqueles interessados em alimentação saudável.

http://www.sunwarrior.com/news/balance-your-chakras-with-food/

Nenhum comentário:

Postar um comentário